Estudo do Instituto de Segurança Pública revelou que crimes letais intencionais caíram 5% nos 10 primeiros meses do ano
Um levantamento do ISP (Instituto de Segurança Pública) revelou que o Estado do Rio de Janeiro apresentou, em outubro, a menor taxa de homicídios dolosos para o mês desde o início da série histórica, em 1991.
O estudo mostrou, ainda, que a incidência deste crime caiu 5% entre janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período de 2020. O acumulado para o ano também é o menor desde o início da realização do levantamento. No mês, a redução foi de 2%. Neste ano, 2.776 foram vítimas de homicídio doloso, sendo 271 em outubro.
O indicador de crimes violentos letais e intencionais (que inclui homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e latrocínio) teve queda de 5% em relação ao ano passado.
O relatório também apontou queda de 17% nos roubos de rua em relação a outubro de 2020, e de 7% considerando os acumulados dos dois anos. Já os roubos de carga caíram 12% em 2021 e 10% no mês. A taxa foi a menor para o acumulado anual desde 2013. Os roubos a veículos se mantiveram nos mesmos patamares do ano passado.
As apreensões de fuzil aumentaram 25% nos dez primeiros meses do ano e prisões em flagrante cresceram 10%, segundo a pesquisa, que contabilizou 28.355 detenções no Estado.
Comments